Oração da Gratidão

Há mais ou menos um mês descobri essa oração na internê e tenho feito ela todos os dias, ao acordar. Exercer a gratidão sincera é uma das mudanças mais transformadoras que podemos fazer na nossa vida. Eu já falei sobre o pote de gratidão aqui, que também é uma boa forma de focar nos motivos pelos quais temos a agradecer. Mas essa oração tem me feito tão bem que decidi compartilhar com vocês!

Oração da Gratidão

Que a verdade se manifeste em mim.
Sou grato pela vida;
Agradeço pelo ar que entra em meus pulmões e que me traz a vida.;
Agradeço pelo sol que me esquenta;
Manifesto uma profunda gratidão pela água que chega até minha casa;
Sou grata por cada dia que me traz uma nova oportunidade de ser feliz;
Expresso a gratidão por cada pessoa que passa em minha vida;
Agradeço por todas as coisas boas que acontecem em meu dia;
Expresso uma profunda gratidão por todas as coisas que tenho;
Agradeço por ter conhecido as pessoas que amo;
Agradeço por ter conhecido as pessoas que tive algum desentendimento, pois elas acabaram sendo professores de minha vida espiritual e emocional.
Agradeço pela noite que me permite descansar e recarregar minhas energias;
Sou grato por minha cama que me proporciona uma boa noite de sono;
Sou grato por todas as coisas simples que tenho e que sem elas minha vida seria muito difícil;
Que a gratidão preencha meu ser;
Que essa energia se manifeste em minha mente e em meu coração.

Sobre ser intenso

Intenso no dicionário significa “que se manifesta ou se faz sentir com força, com vigor, com abundância.” Intenso é tudo aquilo que está presente, completamente, plenamente, no aqui e no agora. Há uns meses atrás eu estava reclamando muito que me sentia sozinha. Muitas coisas pra fazer, mudança de casa, de cidade, de trabalho, de vida. Me sentia cansada e só. Um dia, falando sobre isso com uma amiga ela me disse que eu me sentia sozinha, mas que também nunca procurava ninguém, que me isolava. Pensei um pouco e ela estava completamente certa. Eu realmente estava mais reclusa naquele momento da vida. Automaticamente pensei em reverter isso e procurei ser mais presente nas conversas dos grupos de WhatsApp, comecei a convidar mais gente pra sair, comecei a aceitar mais convites para estar com as pessoas. Mas mesmo assim, com um monte de gente a minha volta, eu me sentia sozinha. Numa tarde de chuva, em casa, li um trecho de um dos meus livros favoritos, A Elegância do Ouriço, onde uma das personagens falava sobre a solidão de ser intenso. E me pus a pensar nisso.

Ser intenso é realmente muito solitário, ainda mais em tempos de smartphone e superficialidade. E ai eu percebi porque me sentia só, mesmo acompanhada. Eu não queria estar com as pessoas em um bar, apenas. Eu queria interagir, de verdade, com profundidade, com intensidade. Sempre tem um momento da conversa, numa roda de amigos, onde todos pegam o celular pra checar mensagens e redes sociais. É o momento da minha solidão. É sempre nesse minuto que me distraio de todos ali, porque percebo que ninguém está, de fato, ali. E quando observo outras rodas de amigos vejo o mesmo comportamento. As pessoas não conversam, quase não se falam. Algumas contam piadas, outras riem, outras ficam no celular, outras falam do tempo, tudo over, tudo fake, mas ninguém – ou quase ninguém – está presente, intensamente, na maior parte das ocasiões. Até quando estão assistindo uma banda, um cantor, as pessoas tão preocupadas em filmar e fazer checkin no lugar, se esquecem de, de fato, estar neste lugar. Não estão nem no presente, nem no futuro. Ficam num buraco no tempo, atrapalhando com suas cameras de smartphones as pessoas que so querem apreciar a musica, o artista, a performance.

Quantas vezes você está com seu filho e fica no celular falando com conhecidos nas redes sociais? Quantas vezes sua namorada precisa chamar sua atenção para sair do WhatsApp? Quantas vezes você está tão preocupado em parecer feliz, em falar da sua vida, em tirar uma selfie que nem percebe que está falando sozinho, pois seu interlocutor já perdeu a conversa faz tempo? Quanto vale uma foto da Monalisa (que você acha em qualquer busca simples no google) se você só viu a monalisa pela lente do celular quando esteve no Louvre?

Por isso eu prefiro compromissos de trabalho. Pode me chamar de workaholic. Quando tem trabalho envolvido, as pessoas tem em mente que tempo é dinheiro e ficam focadas na conversa, no tema ou no problema a ser resolvido. Sempre me divirto mais nessas ocasiões pois não sinto um eco de vozes falando sozinhas, mas sim pessoas interagindo, de fato. Presentes no momento tirando o melhor proveito dele.

Claro que eu tenho amigos ótimos! Claro que nem todas as vezes me sinto sozinha na mesa de bar! Mas hoje eu simplesmente me levanto e vou embora se as pessoas estão mais ‘parecendo’ do que vivendo. Ser intenso em tempos de superficialidade é solitário, mas nenhuma solidão é tão doída quanto estar sozinho acompanhado. E eu me abstenho de quem me tira da minha solidão pra me deixar sozinha. Minha solidão eu preencho com livros, com filmes, com programas de TV, até dormindo. Me recuso a preencher com pessoas só pra ter assunto pra postar no Facebook.

Autoconhecimento: três ferramentas para desenvolvê-lo

“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo” (William Shakespeare)

Acredito que todo mundo sente que se conhece muito bem, mas poucas vezes paramos para pensar, refletir e escrever nossas metas. Não paramos para analisar e ter consciência das características que facilitarão ou dificultarão atingir as metas. Conhecer os objetivos que temos é o primeiro passo a ser dado em direção ao que nos propusemos a fazer. Quando falamos de conseguir atingir nossas metas, propósitos e materializar os nossos desejos pessoais, o autoconhecimento é uma ferramenta essencial. Por isso é importante sempre termos à mão algumas ferramentas que nos ajudam a nos conhecer melhor. Eu já falei sobre isso aqui e hoje trago mais três práticas muito bacanas para ajudar a traçar nossas metas e saber quem somos.

1. Quem sou eu?

Este exercício permitirá que você possa ver quem você é neste momento e quem quer chegar a ser. O mais importante é decidir como vai conseguir chegar a ser a pessoa que deseja ser. Esse exercício te ajuda a traçar estratégias para fazer isso!

Pegue três folhas de papel. Em uma delas coloque quem você é hoje. Em outra, quem deseja ser. Na terceira coloque como vai fazer para conseguir isso.

Quem sou eu?

Quando fiz este exercício, vi que haviam muitas áreas na minha vida com as quais eu estava satisfeita e feliz, e que me preocupava com elas sem necessidade. Também percebi que em alguns quesitos eu não estava nem perto de ser quem eu gostaria, e ai foi o momento de ajustar as velas e tomar novo rumo.

2. A linha da vida

A ideia aqui é criar uma linha horizontal que representa sua vida. Nesta linha, você marcará um ponto médio que representa o agora. Em seguida, comece a incluir as diferentes situações e experiências que teve no passado. Assim, você poderá se tornar consciente daquilo que considera relevante em sua vida e das circunstâncias que te transformaram ao longo dos anos.

A segunda parte é preencher parte de seu futuro, assinalando seus objetivos mais próximos e mais afastados no tempo. Isso ajuda a dar clareza sobre o que queremos e quanto tempo temos para alcançar.

3. Diário de emoções

Sentir conscientemente as emoções como tesouros é imprescindível para uma vida plena, já que o poder delas sobre nós é imenso.. Escutar as nossas emoções pode revelar muitos detalhes sobre nós mesmos, sobre outras pessoas ou situações. Por isso, o diário emocional é uma técnica que facilita o autoconhecimento.

Diário de Emoções

Escreva em um caderno, agenda ou até no bloco de notas do celular, todas as emoções que sente ao longo do dia. No inicio é meio difícil identificar as emoções com um nome. Mas mesmo assim escreva o que está sentindo. Se não sabe dizer, por exemplo, ‘estou com raiva’, apenas escreva que sensação física a emoção trás, ‘estou com dor de estomago’, ‘estou irritado’, coisas assim. Esse exercício ajuda a trazer clareza sobre as emoções e assim podemos transformá-las para que não nos levem para estados mentais e emocionais que não desejamos.

Estar consciente de seu próprio estado emocional, conhecer quais são as emoções que mais se repetem em seu dia a dia, ou a origem delas, poderá fazer com que você tenha um maior autoconhecimento em qualquer fase de sua vida que deseje.