Autoconhecimento: três ferramentas para desenvolvê-lo

“De todos os conhecimentos possíveis, o mais sábio e útil é o conhecer a si mesmo” (William Shakespeare)

Acredito que todo mundo sente que se conhece muito bem, mas poucas vezes paramos para pensar, refletir e escrever nossas metas. Não paramos para analisar e ter consciência das características que facilitarão ou dificultarão atingir as metas. Conhecer os objetivos que temos é o primeiro passo a ser dado em direção ao que nos propusemos a fazer. Quando falamos de conseguir atingir nossas metas, propósitos e materializar os nossos desejos pessoais, o autoconhecimento é uma ferramenta essencial. Por isso é importante sempre termos à mão algumas ferramentas que nos ajudam a nos conhecer melhor. Eu já falei sobre isso aqui e hoje trago mais três práticas muito bacanas para ajudar a traçar nossas metas e saber quem somos.

1. Quem sou eu?

Este exercício permitirá que você possa ver quem você é neste momento e quem quer chegar a ser. O mais importante é decidir como vai conseguir chegar a ser a pessoa que deseja ser. Esse exercício te ajuda a traçar estratégias para fazer isso!

Pegue três folhas de papel. Em uma delas coloque quem você é hoje. Em outra, quem deseja ser. Na terceira coloque como vai fazer para conseguir isso.

Quem sou eu?

Quando fiz este exercício, vi que haviam muitas áreas na minha vida com as quais eu estava satisfeita e feliz, e que me preocupava com elas sem necessidade. Também percebi que em alguns quesitos eu não estava nem perto de ser quem eu gostaria, e ai foi o momento de ajustar as velas e tomar novo rumo.

2. A linha da vida

A ideia aqui é criar uma linha horizontal que representa sua vida. Nesta linha, você marcará um ponto médio que representa o agora. Em seguida, comece a incluir as diferentes situações e experiências que teve no passado. Assim, você poderá se tornar consciente daquilo que considera relevante em sua vida e das circunstâncias que te transformaram ao longo dos anos.

A segunda parte é preencher parte de seu futuro, assinalando seus objetivos mais próximos e mais afastados no tempo. Isso ajuda a dar clareza sobre o que queremos e quanto tempo temos para alcançar.

3. Diário de emoções

Sentir conscientemente as emoções como tesouros é imprescindível para uma vida plena, já que o poder delas sobre nós é imenso.. Escutar as nossas emoções pode revelar muitos detalhes sobre nós mesmos, sobre outras pessoas ou situações. Por isso, o diário emocional é uma técnica que facilita o autoconhecimento.

Diário de Emoções

Escreva em um caderno, agenda ou até no bloco de notas do celular, todas as emoções que sente ao longo do dia. No inicio é meio difícil identificar as emoções com um nome. Mas mesmo assim escreva o que está sentindo. Se não sabe dizer, por exemplo, ‘estou com raiva’, apenas escreva que sensação física a emoção trás, ‘estou com dor de estomago’, ‘estou irritado’, coisas assim. Esse exercício ajuda a trazer clareza sobre as emoções e assim podemos transformá-las para que não nos levem para estados mentais e emocionais que não desejamos.

Estar consciente de seu próprio estado emocional, conhecer quais são as emoções que mais se repetem em seu dia a dia, ou a origem delas, poderá fazer com que você tenha um maior autoconhecimento em qualquer fase de sua vida que deseje.

Desafio 30 Dias de Transformação

Nas duas últimas semanas tive muita dificuldade em manter uma rotina normal. E se normal não estava possível, imagine saudável! Então, decidi montar um cronograma, baseado em um desafio de 30 dias para poder manter algumas práticas mesmo em dias complicados. Por que 30 dias? Bem, demoramos em média 21 dias para mudar um hábito, então acredito que 30 dias vão me ajudar a me adaptar a fazer isso todos os dias! Já aviso que essas práticas são focadas em coisas que funcionam PARA MIM, e pode ser diferente para cada um. Se você achar legal manter um desafio para você, estude seu corpo, peça ajuda de profissionais, para fazer uma rotina que se adapte a SUA VIDA.

Dividi o desafio em três grupos: corpo, mente e espírito. Algumas práticas vão englobar um ou dois grupos, mas a maior parte vai ter foco em apenas um grupo. Vamos lá?

Corpo

Todo mundo sabe que uma vida equilibrada depende de um corpo equilibrado. Então, nosso desafio começa com a prática de exercícios. Eu já corro – ando meio preguiçosa, confesso – mas já pratico esse exercício há algum tempo. Então, começo todo meu desafio para o corpo baseado na corrida e já com um tempo elevado de pratica. Aqui deixo uma dica: se você não se exercita, comece pela caminhada leve por pouco tempo para não correr o risco de se machucar e ter que ficar de molho por vários dias enquanto se recupera. Lembre-se que uma volta do quarteirão já é mais do que você fez ontem.

Mas nem só de corrida vive o corpo, então coloquei alguns exercícios de fortalecimento. Esse desafio foi elaborado com a ajuda de um amigo educador fisico, então não copie para você, pois ele é sob medida para mim! Se você não tem como ter acompanhamento profissional, mantenha a caminhada.

Desafio 30 dias: corpo

 

Dia 01 – 45 min corrida e caminhada, alternadas. Alongamento completo antes e depois.

Dia 02 – 45 agachamentos, 45 stiff, 45 afundos, 45 pontes, 45 air bikes. Todos em 3 séries de 15. Alongamento completo antes e depois.

Dia 03 – 45 min corrida e caminhada, alternados. Alongamento completo antes e depois.

Dia 04 – 30 flexões, 30 segundos prancha, 30 abdominais. 02 séries de 15 cada. Alongamento completo antes e depois.

Dia 05 – 45 min corrida e caminhada, alternados. Alongamento completo antes e depois.

Dia 06 – Apenas alongamento completo.

Dia 07 – descanso.

Repetir por 4 semanas, que dá mais ou menos 30 dias.

Gente, os nomes dos exercícios variam bastante e eu não sei exatamente os nomes corretos. No meu treino feito pelo educador fisico tem os nomes corretos, mas eu coloco os nomes que eu sei pra não ter que ficar olhando qual exercício é qual.

Mente

Eu escrevo – sei que não é novidade pra ninguém, mas é bom pontuar – e por isso ler é uma necessidade para mim. É quase como um trabalho. Eu leio e leio muito, mas ultimamente não tenho encontrado tempo para ler coisas que realmente alimentem minha mente com novos conhecimentos. Assim, meu desafio é baseado na leitura! Você pode fazer um desafio baseado em um curso online, por exemplo, ou em aprender inglês. Minha ideia é alimentar a mente com novos conhecimentos!

Desafio 30 dias: mente.

Mas como eu escrevo, apenas a leitura não alimenta a minha mente. Então coloquei também uma meta de escrita!

Gente, aqui eu não considero livros que leio por prazer, ok? Só aqueles que leio para usar como pesquisa para escrita ou para aprender coisas novas. Por que para leitura por prazer eu sempre tenho tempo!

Dia 01 – 20 minutos de leitura, 20 minutos de escrita.

Dia 02 – 20 minutos de leitura, 20 minutos de escrita.

Dia 03 – 20 minutos de leitura, 20 minutos de escrita.

Dia 04 – 20 minutos de leitura, 20 minutos de escrita.

Dia 05 – 20 minutos de leitura, 20 minutos de escrita.

Dia 06 – descanso.

Dia 07 – descanso.

Repete por 4 semanas, que dá mais ou menos 30 dias.

Espírito

Infelizmente eu não sou o tipo de pessoa que vai à igreja. Acho importantíssimo manter a fé e alimentá-la, mas eu sempre me atrapalho com compromissos que tem horário marcado! Então meu desafio para o espírito se baseia em práticas que eu posso fazer em casa mesmo. Você pode colocar como desafio ir à igreja, por exemplo.

Desafio 30 dias: espírito.

Dia 01 – 20 minutos meditação, lista de gratidão, fazer oração de agradecimento antes das refeições e antes de dormir.

Dia 02 – 20 minutos de meditação, lista de gratidão, fazer oração de agradecimento antes das refeições e antes de dormir.

Dia 03 – 25 minutos de meditação lista de gratidão, fazer oração de agradecimento antes das refeições e antes de dormir.

Dia 04 – 25 minutos de meditação lista de gratidão, fazer oração de agradecimento antes das refeições e antes de dormir.

Dia 05 – 30 minutos de meditação lista de gratidão, fazer oração de agradecimento antes das refeições e antes de dormir.

Dia 06 – 30 minutos de meditação lista de gratidão, fazer oração de agradecimento antes das refeições e antes de dormir.

Dia 07 – 30 minutos de meditação lista de gratidão, fazer oração de agradecimento antes das refeições e antes de dormir.

Repete por mais 03 semanas, que dá mais ou menos 30 dias.

A lista de gratidão é um caderninho que eu mantenho comigo e onde anoto todas as coisas pelas quais sou grata. Faz algum tempo que não anoto nada e quero ter por hábito anotar todos os dias! As orações antes das refeições e antes de dormir, são uma maneira de agradecer a Deus por tudo que tenho, diretamente!

Aqui não tem descanso, por que eu entendo que é um hábito do qual eu não precise descansar pra recarregar as energias, como nos exercícios físicos e leitura.

Conclusão

Somando o tempo diário de cada desafio eles significam um pouco menos de duas horas por dia. Pode parecer muito se pensarmos na rotina corrida que temos, mas se pensar que são duas horas dedicadas a você, parece bem pouco. Passamos o dia nos dedicando ao trabalho, aos afazeres de casa, aos familiares, não poder tirar duas horas para si me parece injusto. Para não pesar, eu divido o tempo dos exercícios: de manhã, antes de ir pro trabalho, tiro meus 20 minutos de escrita. Na hora do almoço, tiro os 20 minutos de leitura. No fim do dia, logo que chego em casa, faço os 45 minutos de exercícios. A meditação faço antes de dormir, bem como a lista de gratidão.

Percebi que quando coloco essas práticas como um compromisso, flui muito melhor do que quando as encaro como algo que pode ser adiado. Se pode ser adiado, qualquer outro compromisso faz com que eu pule um dia, dois, três, mas quando é compromisso fica como se eu tivesse um horário marcado comigo e não posso transferir. Óbvio que quando tenho um jantar com meu namorado ou um show bacana pra ir, saio da rotina sem medo. Mas no dia seguinte mantenho o foco e volto a rotina para não perder a mão!